Porto Portugal

Cinzenta, sem cores, sombria?

Ah! Somente visitando o Porto para podermos tirar as conclusões do que ouvimos por aí.

Primeiro; cinzenta? Sim! O Porto tem as suas cores definidas e uma delas é o cinza, se é assim que eu posso dizer, e não é porque é cinzenta que não tem vida ou é sombria, muito pelo contrário, o Porto tem vida própria

A cidade de muitas cores, muita cultura e misteriosa. Quando falamos em Portugal lembramos do que? Porto!

Será que apenas pelo vinho do Porto? Definitivamente NÃO!

O Vinho do Porto, apesar de produzido com uvas do Douro e armazenado nas imensas caves de Vila Nova de Gaia, deve o seu nome à cidade do Porto, a partir de onde foi exportado para todo o mundo, desde o século XVII.

O Porto é um destino encantador, não posso dizer acolhedor pois tenho a mesma sensação de São Paulo, é tudo muito grande, a sensação é de que a arquitetura imponente te "engole", você se sente pequeno perante tão exuberante riqueza de designers e história que envolve a cidade.

O povo é acolhedor (ao contrário do que sinto quando vejo a arquitetura), como em qualquer outro lugar do país e a sensação de poder caminhar livre pelas ruas sem medo de estar "correndo perigo" é libertadora em toda cidade, ou melhor, em Portugal.

Nunca mais digam que Portugal é pequeno, dentro dessa dimensão Portugal é gigante. Não sei se é questão da arquitetura, da cidade antiga, ou se é mesmo a amplidão das ruas, das avenidas. Por mais que tenhamos pequenas vielas, ou ruazinhas que suamos para passar com o automóvel, temos o oposto nas grandes vias que cruzam as cidades.

O Porto fica ao norte de Portugal recebe um vasto número de turistas, ficando atrás somente da capital Lisboa. A cidade é charmosa, vê-se nevoeiros pela manhã, acinzentando o horizonte e em contraste o vermelho rasgando o céu azul no entardecer à beira do Rio Douro. Azulejos colorem as ruas, as casa, roupas no varal (do lado de fora das janelas) trazem o ar de "estou em Portugal", uma caminhada é um suspiro, difícil quem não se encante.

Porto tem praias, tem shoppings, tem exposições, feiras, parques e eventos mega badalados.

(essa é a área de alimentação externa do Norte Shopping, muito bem decorada e agradável para estar com amigos ou família).

Porto tem lojas de "100" anos atrás e tem as grifes mais modernas e desejadas. Tem ovos moles que a bisavó preparava e tem o menu do chef mais badalado da região.

Tem vida, tem gente de mundo todo, tem estudante, criança e jovens, muitos jovens.

A Universidade do Porto é bem conhecida e concorrida. A brincadeira dos veteranos para receber os alunos novos é engraçada e, pelo que vi, pareceu bem sadia.

Não pense vocês que o Porto é pacato e é uma cidadezinha de Portugal tranquila e sem sal. O Porto tem vida em todos os horários possíveis, apesar da cidade dormir cedo, ao contrario do que estamos acostumados pelo Brasil , o Porto tem vida vida noturna.

Um jantar à beira do Rio Douro não tem preço! O por do sol é incrível, a vista é única, a quantidade de gente é enorme, mas no período que fomos os restaurantes estavam encerrando antes das 23h, vale a pena conferir.

Esticamos nosso passeio até a praia de Matosinhos, não nos apaixonamos pelas praias, mas são bonitas. Vale lembrar que fomos no inverno, portanto, no verão a vida na praia tem mais movimento, é outro cenário.

Outro lugar que visitamos foi o jardim do Palácio de Cristal, a entrada é franca, o passeio para família é bacana, as crianças podem correr, brincar a vontade; os jardins são lindos e o local é enorme. Leve um lanche e passe umas horas relaxando por lá, vai adorar.

Os jardins do Palácio de Cristal foram abertos em 1860 e preservam um estilo bem romântico. Cada jardim conta com um nome e temática, e a cada estação do ano o jardim se transforma, parecendo outro.


Em um dos pontos podemos ver a cidade do alto, a vista é linda.

Uma das atrações do Porto é a livraria Lello, sem brincadeira, a fila fazia volta no quarteirão.

A livraria é bem bonita, a entrada custa 5 euros e se você adquirir algum livro você pode usar como voucher esse ticket de entrada e ter os 5 euros de desconto.

"A Livraria Lello é uma Livraria do seu tempo desde 1906. Transporta consigo mais de um século de história e de estórias, embebido no espaço arquitetónico e também no saber livreiro que moldam experiência de quem a visita e de quem a lê. Nos nossos Milestones viajamos pelos momentos mais marcantes, convivemos com as personalidades mais influentes e testemunhamos as histórias mais curiosas do caminho de sucesso traçado pela Livraria Lello!"

Tirar uma foto sua nessa escadaria é tarefa bem difícil rsrsrsrs.

Um dos lugares que você tem que visitar é a estação São Bento. A arquitetura é linda, os guias turísticos locais fazem parada obrigatória por lá.

Os mais de vinte mil azulejos pintados por Jorge Colaço revestem a antecâmara de história e tradição do povo português e fazem de São Bento uma das estações de comboios mais bonitas do mundo!

Os vários painéis representam cenas históricas do país como o Recontro de Valdevez, a Conquista de Ceuta em 1415, o casamento de D. João I e D. Filipa de Lencastre, ou cenas rurais como feiras de gado e romarias. Há ainda um friso dedicado à evolução dos transportes em Portugal.

É impressionante a beleza do local.

Claro que no teatro, como em Lisboa também, as peças brasileiras fazem o maior sucesso.

Esse é o Teatro Sá Bandeira.

Um dos eventos mais conhecidos e que acontece duas vezes por ano em Porto é o Portugal Fashion, evento que reúne vários designers, artistas, influenciadores e formadores de opinião para assistir as tendências da próxima estação.

Fiquei encantada com a beleza e com a organização.

Para fechar gostaria de dizer que em relação a hotéis, restaurantes e gastos não há muito o que se falar com o euro lá nas alturas, mas garanto que cada centavo investido vale muito a pena.

Tem diversos tipos de hotéis para todos os públicos, os meios de transporte funcionam, locação de carro vale a pena se você for explorar lugares ao redor, se for viver Porto não convém.

Cheque horários de TUDO, em Portugal muitos estabelecimentos fecham na hora do almoço, a vida aqui é bem diferente.

Visitem o Porto! Vai ser uma experiência inesquecível!

bjinhos




Porto Portugal

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

o que fazer no porto porto porto portugal travel viagem visitar porto

Quem viu também curtiu

Algarve

Sentinelas do mar – Arraial do Cabo

Deserto do Atacama

Oiiieeee! Se quiser tirar alguma dúvida por whatsapp , é só clicar aqui!
Logo do Whatsapp