Olá queridas;
Depois de algumas semanas, aqui em Portugal, tirei algumas conclusões que acho bem bacana compartilhar com vocês.
Primeiro cheguei aqui na expectativa de ter o mesmo mercado de trabalho, de dar sequencia aos cursos que ministro e de continuar trabalhando daquele "jeitinho brasileiro".
Mas por aqui as coisas são diferentes. Estamos vivendo em uma cidade pequena e já tive contato com uma outra realidade.
A moda aqui acontece, é muito bacana e cheia de vida - como em qualquer lugar - o que faz a diferença é que aqui não existe (vamos dizer) um padrão: agora todas vamos usar xadrez amarelo, agora todas com laços azuis.... A moda está sim presente de diversas formas, nas diversas classes e nas diversas idades, só que tem uma diferença : o estilo.
Não existe o vestir bem, ele é complexo demais, o que seria vestir bem para você, talvez não seria o mesmo para mim, então existe ESTILO único e próprio.
Comecei observando na escola secundária; as meninas se vestem "na modinha" delas, se vestem de forma agradável de se ver e cada uma no seu "quadrado", cada uma com sua make, seu jeans, seu cropped ou seu tênis velho e amado.
Tenha certeza que ninguém vai te olhar e te criticar, podem observar e admirar ou estranhar, mas criticar NÃO! Há um respeito pelos gostos e isso é tudoooo!
Te encoraja a ser você, a fugir de padrões, a usar o que quer, na hora que quer e do jeito que quer.
O mesmo acontece com as mães, as senhoras e, inclusive, andando em shoppings podemos observar muita "marca própria registrada".
Isso é evolução, liberdade.
Há espaço para tudo e para todas e há o mais legal: estilo pra todo lado.
Em breve volto com mais observações e sensações.
beijos estilos e até o próximo post