Imagem capa - Confeitaria Colombo por katia  Garrido
Gastronomia

Confeitaria Colombo

Numa dessas idas ao centro do Rio de Janeiro resolvemos parar na Confeitaria Colombo para almoçar.



Confesso que  por diversas vezes já passei na frente, já fui seduzida pela vitrine de doces e já olhei a arquitetura como algo diferenciado, que me atraía, mas eu nem sabia porque.



A Confeitaria Colombo, localizada no centrão da cidade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão. 



A confeitaria já foi (e acredito que ainda é) um dos principais pontos turísticos da região. Hoje, inclusive, é requisitada para eventos e casamentos.  Com sua arquitetura belíssima nem precisa de outros artifícios para arrancar suspiros.



O site U City Guides colocou a confeitaria Colombo como um dos 10 cafés mais bonitos do mundo. Vale a pena a visita para conferir com seus próprios olhos.


Os enormes espelhos de cristal que dão um ar imponente ao local foram trazidos de Antuérpia e emoldurados com jacarandá.


Em 1922 foi construído o segundo andar com um salão de chá. Do primeiro andar você consegue ver a claraboia do salão de chá.



Grandes nomes já circularam pela confeitaria como: Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui barbosa, Villa Lobos, Lima Barreto, Juscelino Kubistschek .... e agora EU hahahaha a lista é grande!



Em 2002 foi criado um espaço para expor louças, baixelas, fotos, cardápios... o Espaço Memória.



A confeitaria já conta com filiais em Copacabana e no aeroporto Internacional, mas se o intuito é respirar a cultura, e se sentir em 1800 e bolinhas, vá até o centro do Rio.


O movimento não para, é bem grande o fluxo de pessoas seja para tomar um café, ler um jornal e saborear uma torta ou até mesmo almoçar, os funcionários dão conta de tudo, o atendimento é caloroso e rápido, portanto vale a pena a visita.


Não provamos os doces e nem tomamos chás, mas saboreamos um delicioso e bem servido almoço.


Recomendo!


Se viver a experiência me conte!


PS: Agradecimento à minha teacher Monique que passou todas as coordenadas.

Ps2: no momento eles não estão fazendo reserva de mesas.


beijos de 1800 e bolinhas e até o próximo post