Imagem capa - Alimentos que melhoram a imunidade por katia  Garrido
Palavra da nutri Karen Venturini

Alimentos que melhoram a imunidade

Todo mundo quer uma saúde de ferro, não é mesmo? Em tempos de COVID 19, toda ajuda é bem vinda. Que tal começar pela alimentação? O que comemos possui um peso importante no nosso sistema imunológico, responsável por combater qualquer doença que tente aparecer no organismo.

Por isso, separei 5 tipos de alimentos para melhorar a sua imunidade:




1. Frutas cítricas

Limão, laranja, acerola, tangerina, mexerica, kiwi, goiaba… sabe o que essas frutas têm em comum? A vitamina C!

Esse nutriente é tão importante pra imunidade que age melhorando as nossas defesas de 2 formas:

- aumenta produção de células imunes (nossos soldados)

- ação antioxidante contra radicais livres, que são substâncias prejudiciais a imunidade produzidas pelo próprio corpo.


2. Vegetais verdes escuros

Couve, espinafre, rúcula e agrião, por exemplo. Folhas verde-escuras podem ser consumidas in natura, refogadas, em saladas ou como ingredientes de prato principais!

Além de trazer muita cor e sabor pra refeição, essas verduras, são importantíssimos pra imunidade. Além de grande quantidade de vitamina C, também são ricas em vitamina A. Essa vitamina possui atividade antioxidante direta. Afinal, está envolvida desde a formação da barreira de defesa das mucosas até a formação e diferenciação das células de defesa. Melhorando, assim, a capacidade das mesmas em reconhecer e combater agentes infecciosos.


3. Cereais e grãos integrais

O arroz e o feijão formam uma combinação perfeita para o nosso paladar, né? Mas não é só no sabor que eles dão match. Cereais e grãos como o arroz integral, a cevadinha, os variados tipos de feijões (carioca, preto, branco, verde…), a lentilha, o grão de bico e a ervilha são fontes de zinco.

Este mineral é muito importante pra imunidade, porque participa do desenvolvimento e da integridade do sistema de defesa do corpo.


4. Frutas e legumes

Alaranjados, avermelhados, amarelados… muitas frutas e muitos legumes apresentam essas cores chamativas, certo? O mamão, a manga, a cenoura, a abóbora, o tomate, a beterraba...contam com a presença dos carotenos.

Os carotenos, como o betacaroteno e o licopeno, por exemplo, são os pigmentos naturais que dão cor à esses alimentos.

Quando ingeridos, são convertido em vitamina A e também agem como antioxidantes. Desse modo, são ótimos aliados do sistema de defesa do corpo, prevenindo gripes, resfriados e infecções.


5. Oleaginosas e sementes

Castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, avelãs e amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas. Já a linhaça, a chia, o gergelim e as sementes de girassol e de abóbora fazem parte do grupo das sementes.

Esses alimentos são deliciosos, mas também são fontes de vitamina E. Essa vitamina ajuda a manter o funcionamento e a estrutura das células protegidas das ações dos radicais livres.

E - principalmente a castanha-do-Pará, o gergelim e a semente de girassol – são ricas em selênio. Este é um dos minerais mais importantes para o sistema imunológico.

Você pode adicionar as sementes no seu iogurte, frutas preferidas, sucos e vitaminas. Por fim, as oleaginosas podem formar um mix de castanhas para o lanche da tarde.


Vamos cuidar da saúde!


Karen Venturini

@nutrikarenventurini

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