Imagem capa - Instagram conta comercial e conta profissional juntas por katia  Garrido
Dicas de Instagram

Instagram conta comercial e conta profissional juntas

Para quem esta desenvolvendo um trabalho nas redes, a primeira coisa que precisa fazer é separar a conta pessoal da profissional.


Será?!


Essa é a minha primeira e, talvez, única opinião, mas...


Durante esses últimos dias eu fiz uma pesquisa enorme em torno do tema e vejo que muita gente fica bem dividida entre ter um só perfil ou separar as contas.


Realmente esse é um assunto que gera discussão pois os dois lados tem seus benefícios.



Eu, HOJE, sou mais a favor de separar mesmo, mas...  se você acha que o seu negócio precisa desse vinculo com sua vida pessoal, vá em frente!


Algumas regrinhas básicas


- equilibre o número de posts pessoais e profissionais;
- você estará sendo analisado o tempo todo, cuidado para não perder a credibilidade;
- cuidado com a linguagem;
- não se posicione aos extremos em relação a assuntos que geram polêmicas;
- não fale mal de outras empresas;
- evite posts fumando, bebendo, isso para imagem vinculada com a empresa não é interessante.



Ninguém quer que conexões profissionais estejam ligadas a sua vida privada, ou se quiser, essas conexões têm que ser sutis e agregar valor.



Essa preocupação relacionada à boas práticas funciona muito bem quando aplicada.



É fato que tudo que é postado online nunca será privado, e todos terão acesso a sua vida pessoal, mas para a empresa é bem saudável que se separe os conteúdos. Isso não impede que em um determinado momento você possa postar alguma foto mais pessoal, desde que esta foto ela esteja conectada ao conteúdo da empresa.



Quem compra seu produto, sua ideia ou o seu serviço , talvez não esteja interessado em saber onde você está passando o domingo ou as férias. 



É muito importante ter em mente isso, inclusive, se você é o tem funcionários, todos têm que manter o mesmo padrão. 
Esse é um detalhe que as pessoas esquecem e que é de grande importância.



Treinar os funcionários para utilizarem boas práticas nas redes também é necessário, afinal é o seu nome, é o nome da sua empresa que estará circulando e você não quer uma linguagem ou imagens que não tenham conexão com o seu produto ou serviço.



Então se você tem um negócio ou pretende iniciar ou até mesmo trabalha para uma empresa, mantenha bem separado o pessoal do profissional OU conecte de forma a agregar valores.



Se você é um profissional autônomo não vejo muito problema em unificar as contas. Desde que você também cumpra as regras acima.



Se você tem funcionários e eles usam suas próprias redes para postar , seria muito bom acompanhar essas contas também. Nesse caso minha sugestão seria que cada um tivesse uma conta diferente da pessoal.



Lembrando que tudo vai do bom senso de cada um. Como se trata de pessoa jurídica nossa postura tem que se adequar à empresa.



A partir do momento que todos falem a mesma linguagem e tenham as mesmas regrinhas básicas, não haverá problemas em compartilhar o pessoal com o profissional.



Mas esteja sempre atento, afinal é o seu negócio que está ali pra engajar mais, conectar mais, gerar interação e trazer benefícios.


Qual é a sua opinião?!


Me conte!